terça-feira, 1 de junho de 2010

Bolo de Limão com Morangos


Massa:
6 ovos e 200 g de açucar
1/2 limão (raspa) e 200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio
450 gramas de creme de pasteleiro
150 gramas de morango

cobertura e decoração
150 gramas de chocolate em tablete
2 dl de natas
granulado de chocolate
1 morango

Esta receita, foi a minha amiga Mila que me deu, tudo isto por causa da receita do creme de pasteleiro e claro que eu tive que experimentar e levei para casa da Tia Dorinda para o aniversário da prima Catarina.
Para a massa bata muito bem os ovos com o açucar e a raspa de limão. À parte, peneire a farinha com o fermento e incorpore aos poucos no creme. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forne a 180, durante cerca de 30 minutos.
Findo o empo, desenforme o bolo sobre um prato e corte-o ao meios, no sentido longitudinal. Rechei com o creme de pasteleiro e os morangos lavados e cortados aos cubos pequenos e componha o bolo.
Derreta o chocolate partido em pedaços com as natas. Verta sobre o bolo e espalhe com a ajuda duma espatula. Polvilhe com o granulado de chocolate e decore com o morango.
Sirva Fresco.

Para o Creme de Pasteleiro:
Leve ao lume 3 dl de leite, à parte misture 60 gramas de açucar com 30 gramas de farinha, um ovo e 3 gemas, e uma pitada de baunilha em pó e outra de sal. Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar.

Como eu não tinha granulado de chocolate pos granulado de cores e ficou giro à mesma:o)

Bom apetite

3 comentários: